sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Bossa Nova: estilo musical e movimento cultural

Gisele M. F. T. Amadeu
Pólo de Jales

A “Bossa Nova” estourou no final dos anos 50. Surgiu como um novo modo de cantar, tocar samba e desde o seu nascimento, foi abençoada por Deus, pois teve a participação do Maestro Antonio Carlos Jobim, o Tom Jobim, considerado pelos críticos internacionais como um dos compositores mais importantes do século.

Quem não curte “Garota de Ipanema” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, uma das canções mais famosas da Bossa Nova que alcançou sucesso mundial? É uma canção que não se cansa de escutar. Que harmonia!

Segundo Tom Jobim, “a bossa nova surgiu com um baiano chamado João Gilberto que é um cara de um talento genial. Bossa nova não é 50% jazz”. Ele afirma “ser um troço brasileiro que surgiu com Chega de Saudade”. “Ao contrário, o jazz é que teve uma atitude aquisitiva em relação à bossa nova. Em 1962, Stan Getz começou a improvisar com figuras de Jazz sobre a Bossa Nova Brasileira”, fazendo sucesso tocando bossa nova com seu saxofone. Essas são palavras do próprio Tom Jobim, autor de mais de 400 composições, em uma das entrevistas para revista Veja 35 anos.

Alguns compositores, instrumentistas, cantores amantes do Jazz americano e música erudita, contribuíram para o surgimento do gênero, que unia a alegria do ritmo brasileiro à sofisticada harmonia do Jazz. Melodias como samba-canção, samba, bolero, jazz e musical norte americano formam esta mistura de melodia e harmonia que deu origem à “batida específica” que ficou famosa e que o mundo todo quer aprender até hoje. Ela não só atrai ouvidos pelas lindas letras que sua música oferece, como também pela maneira de cantar e tocar samba, valorizando o tom coloquial da narrativa musical. É o jeito suave e educado de cantar e se expressar.

Muitos diziam que era uma música que sofria influência americana, mas hoje está claro que a Bossa Nova foi que contagiou muitos músicos americanos. Em muitos países aconteceram movimentos musicais ligados à Bossa Nova, fazendo com que milhões de jovens cantassem canções compostas há mais de 50 anos, e assim tornando-as populares.Embora digam que este movimento tenha se extinguido, muitas pessoas, hoje em dia, apreciam este tipo de música; e profissionais da área continuam regravando grandes sucessos do passado ou usando arranjos inspirados na bossa nova. Hoje, vemos novas harmonias, melodias mais arrojada e, mesmo em sua batida, podemos notar as variações. Isso é bom, pois assim o estilo musical sempre será relembrado e aperfeiçoado, recebendo influências , mas mantendo sua originalidade.

Nenhum comentário: