domingo, 21 de setembro de 2008

Música Católica Popular

Autor: Suzi
Pólo:
Música católica popular é um gênero musical religioso que faz parte da Igreja Católica Apostólica Romana e vem ganhando força desde o Concílio Vaticano II.

Suas letras falam de amor, perdão e tantas outras palavras que estão escritas na Bíblia Sagrada, e as pessoas que cantam este gênero musical tiveram suas vidas transformadas pela palavra de Deus.

Um dos pioneiros a levar a palavra de Deus através da música na década de 1960, e que até hoje arrasta multidões onde quer se apresente é o Padre Zezinho e suas famosas canções como “Maria de Nazaré”, “O profeta”, “Amar como Jesus Amou” além de tantas outras que tocam e transformam o coração de muitas pessoas.

A música católica popular começou a ganhar variedade no final da década de 1970 e começo de 1980, com a ascensão da Renovação Carismática Católica e o surgimento de compositores católicos. Através de festivais, “esse gênero musical” começou a fazer sucesso.

Isso tudo começou a despontar com o surgimento da Comunidade de Vida Canção Nova cujo presidente é o padre Jonas Abib, o qual começou timidamente com suas próprias canções, abrindo as portas para outros cantores católicos que viriam depois.

Cantores (as) como Nelsinho Corrêa, Eugênio Jorge, Dunga, Adriana, Celina Borges, Ziza Fernandes e tantos outros que, com suas canções, dão testemunho do que Deus fez e faz ainda em suas vidas arrastam muitas pessoas de volta para a Igreja com suas músicas que tocam e até curam corações feridos.

A cada ano, a revolução acontece na música católica popular e, nos dias de hoje, para a palavra de Deus chegar também ao coração dos jovens, há bandas como “Vida Reluz” que tocam músicas católicas em gênero pop; para aqueles que preferem um estilo mais agitado, há bandas católicas que tocam rock, como “Rosa de Saron” e “Aeternum Dei”, e ainda, para os que preferem louvor e adoração, há cantores que são considerados profetas de Deus como Walmir Alencar, Cleidimar Moreira e o maior fenômeno: Padre Fábio de Melo.

Deus procura entrar no coração do homem através da Bíblia Sagrada, mas nos dias de hoje, é através da música que o Evangelho tem entrando facilmente no coração de todos, principalmente nos Jovens, por isso precisamos de ótimos compositores que saibam dar testemunho do que Deus realiza em suas vidas.

Nenhum comentário: