sábado, 20 de setembro de 2008

Você conhece essa Bossa?

Nome do autor: Denise Rosa Ferreira
Pólo: Jales


Você conhece esta Bossa?

Este ano estamos comemorando 50 anos de Bossa-Nova. O marco do movimento totalmente brasileiro se inicia em 1958 com o lançamento da música “Chega de Saudade” – João Gilberto e do disco “Canção do Amor Demais” com Elizeth Cardoso, composição de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Vamos começar entendendo a palavra bossa. É uma gíria carioca dos anos 50 que significa ‘jeito’, ‘modo’, ou melhor, ‘pegada’. Essa palavra foi usada em um samba de Noel Rosa ainda na década de 30: “o samba, a prontidão e outras bossas, são nossas coisas...” Os primeiros concertos do gênero foram feitos nas universidades. Este foi o primeiro movimento musical universitário. No final de 1957, no Colégio Israelita-Brasileiro em um quadro-negro anunciava a apresentação de uma alusão entre o samba e o jazz com um grupo que tocava essa “bossa-nova”.

O termo ‘Bossa Nova’ retrata bem um movimento musical que tocava e cantava de um modo totalmente novo. Até então, o destaque era para a potência das vozes que cantavam bolero, valsa ou samba-canção. De repente era necessário inovar. O importante era mostrar que o jovem poderia ter uma linguagem diferente. Tudo mudou! As letras se tornaram menos melancólicas, mais alegres e otimistas. A harmonia ganhou muitos acordes dissonantes. Um ritmo sincopado e uma maneira de cantar intimista eram totalmente diferentes de tudo da época. Houve uma mistura do jazz, elementos da música erudita à música brasileira.

Treze anos antes do marco inicial da bossa já se ouvia os primeiros sinais de uma nova música, mais sofisticada e influenciada pela música americana no pós guerra. Era o compositor romântico Custódio, que teve suas músicas gravadas por grandes nomes da época, como Orlando Silva e Silvio Caldas. Outros cantores também se influenciaram com a música americana, como por exemplo, Dick Farney que foi para os Estados Unidos tentar a vida por lá, e voltou em 1948, totalmente envolvido pelo Jazz. Este mesmo cantor disse uma vez: “Por que não existe um samba que a gente possa cantarolar no ouvido da namorada?”

Naquela época tocar violão e cantar não era uma atividade bem vista. Menescal (compositor) disse que foi surpreendido tocando violão o que foi uma grande decepção para a família. Dizem que quando a polícia ia abordar alguém na rua costumava reparar se tinha calos nas pontas dos dedos para certificar que não era boa gente. Jairo e Tinoca, pais da Nara Leão, que tinha 12 anos em 1954, eram a exceção. Eles recebiam bem os amigos jovens em seu apartamento de classe média em Copacabana que promoviam verdadeiros encontros musicais. Foram desses encontros, mais freqüentes a partir de 1957, que surgiram vários nomes importantes de compositores brasileiros.

A qualidade musical junto ao ritmo brasileiro fez a bossa-nova ser reconhecida internacionalmente. Quem não se lembra do cantor (tenor e intimista) Frank Sinatra fazendo um dueto com Tom Jobim na música Garota de Ipanema?

Em 1965, na extinta TV Excelsior, no Primeiro Festival de Música Brasileira inicia o rotulado MPB que duraria até os anos 80 com a explosão do rock. Seria o fim do movimento da Bossa, mas não da sua estética. Sua influencia estaria em toda a MPB e seus admiradores continuariam fiéis. Uma prova disto são as inúmeras comemorações realizadas durante este ano (2008) para os 50 anos desta nossa bossa.

Nenhum comentário: