sábado, 20 de setembro de 2008

Canto Coral

Autor: César Marques da Silva
Pólo:Osasco
CANTO CORAL

O canto coral surgiu a partir do desenvolvimento do cantochão, ou seja, daquele tipo de canto feito a uma voz apenas. O exemplo mais conhecido do cantochão é o canto gregoriano.

Alguns compositores do século IX realizaram uma série de experiências, introduzindo uma ou mais linhas de vozes com o propósito de acrescentar maior beleza e refinamento a suas músicas. Este novo tipo de música foi chamado organum e encontrou seu apogeu na Europa, por volta do século XII. Caracterizava-se por vozes tecendo frases baseadas em padrões rítmicos emprestados da poesia. O moteto (do francês, mot, ou seja, palavra) surgiu no século XIII e ficou conhecido como a primeira forma de canto coral cantada fora das igrejas. A princípio, utilizava diferentes idiomas em uma mesma composição, até que entre 1450 e 1550, aproximadamente, os compositores flamengos criaram um estilo que iria preponderar durante o Renascimento: peças de quatro a seis vozes, contrastando pontos de imitação com polifonia livre ou homofonia coral, exibindo o conteúdo expressivo das palavras.

Uma das vantagens de se realizar o canto coral é a sua independência quanto ao uso de instrumentos. Dependendo do estilo e da época, pode-se cantar com ou sem o auxílio de acompanhamento. Inúmeros arranjos de música popular são feitos para o canto coral, em que algumas partes instrumentais são realizadas pelas vozes do coral, imprimindo um caráter peculiar a este tipo de música. Outro aspecto a ser destacado está no fato da construção conjunta do tecido sonoro, em que cada voz tem sua importância nessa estrutura, podendo-se explorar diversos matizes quanto à dinâmica, timbres e fraseados.

A questão da interpretação de um grupo coral tem levado a alguns pontos diferenciais que estão presentes em algumas apresentações. É crescente a preocupação de se unir corpo à música, trazendo benefícios a ambos. Nesse sentido, alguns grupos optam por realizar espetáculos em que a parte musical dialoga com o gesto corporal, estabelecendo uma aproximação das linguagens, atraindo a atenção do público e contribuindo para a divulgação desse tipo de música.

Nenhum comentário: