quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Música Disco

Nome do Autor: Marcos Paulo Magni
Polo: Itapetininga - SP


É o início da década de 1970, e após um período de marcantes mudanças na política mundial, envolvendo guerras, assassinatos de presidentes, revoluções tecnológicas e viagens à lua, os Estados Unidos da América são uma vitrine para o mundo, mais do que nunca. A crescente corrida tecnológica envolve potências mundiais e a população entra no clima frenético do desenvolvimento. A sociedade está à mercê de mudanças de comportamento e valores, vivendo um período de conflitos, quanto ao pensamento tradicionalista (que está sendo deixado de lado) e as idéias de uma juventude revolucionária, que reflete os anseios por uma sociedade nova.

Tudo isso culmina num crescimento da indústria do entretenimento, que populariza as gravações em discos de vinil de todos os gêneros musicais. Na França, algumas casas noturnas, passam a embalar suas noitadas com som mecânico (discos) e não mais ao vivo, o que era inédito para a época. A moda pega, e esse tipo de casa recebe o nome de discothèque. O repertório era bem variado: soul, funk e pop. A música latina também explode e a salsa entra na fila.

Mas o forno da música disco está situada nos EUA. Considerada a primeira casa noturna desse tipo, o DJ David Mancuso de Nova Iorque, abre uma boate em sua própria residência, The Loft, um clube de dança particular para associados. Filadélfia, Atlanta, Chicago... as grandes cidades do país sucumbem a disco music, com uma grande variedade de artistas e grupos, que misturam os estilos, recriando um novo. Sintetizadores¹ se misturam aos instrumentos tradicionais de uma banda, e os recursos se mostram infinitos.

Em 1971, com o lançamento do filme “Shaft”, Isaac Hayes compõe o tema do filme e mostra o caminho para a era disco. Seguido por Manu Dibango e o grupo Soul Makossa, o estilo disco define-se, entre 1972 e 73. Em 1974, a primeira rádio a transmitir somente musica disco é a WPIX-FM, em Nova Iorque.

A Europa também produz disco. Jean-Marc Cerrone (França) e Giorgio Moroder (Itália) são produtores pioneiros no estilo, este último, compositor de várias canções para a cantora Donna Summer. Não apenas a produção de músicas inéditas, mas também os chamados remix (reedições) ganham popularidade nas mãos e no som do DJ Tom Moulton, assim como David Mancuso, Walter Gibbons e Frank Knuckles. Mulheres também tiveram papel ativo no cenário, como Karen Cook, a primeira DJ mulher a gravar música disco. Os músicos do grupo Hues Corporation foram os primeiros a vender um milhão de cópias de um single, com “Rock the Boat”, em 1974. Cantores como George McCrae e Barry White tiveram grande prestígio no início de carreira. Em 1975, Gloria Gaynor lançou o primeiro álbum de remixes, com regravações como “Never Can Say Goodbye”, “Honey Bee” e “Reach Out (I’ll Be There)”, todas dos Jackson 5. De Miami, a KC and the Sunshine Band mantiveram suas músicas no topo das paradas entre 1975 e 78, com hits como "Get Down Tonight", "That's the Way (I Like It)", "(Shake, Shake, Shake) Shake Your Booty".

Os Bee Gees usaram e abusaram do falsetto (técnica para cantar mais agudo) de Barry Gibb, e atingiram o auge da música disco com o lançamento da trilha musical do filme “Embalos de Sábado a Noite” em dezembro de 1977. O grupo virou uma “febre” e até hoje ouve-se com grande prestígio suas canções, como "How Deep Is Your Love", "Stayin' Alive", and "Night Fever". Porém, seu estilo já não era puramente disco, e sim rock e pop com influências (inegáveis) da disco music. Outros artistas e bandas também tiveram influência da música disco, como Barbara Streisand (“The Main Event/Fight”), The Eagles (“One of These Nights”), The Rolling Stones (“Miss You”), e até roqueiros como Queen (“Another One Bites the Dust”) e Kiss (“I Was Made for Lovin' You”).

A era disco teve praticamente uma década de embalos intensos, mas ainda sim podemos matar as saudades em praticamente todas as festas de formaturas e casamentos (de pessoas que muitas vezes nem eram nascidas na época do surgimento da musica disco). Já os mais nostálgicos preferem as famosas festas “flashback”, onde a caracterização é fator imprescindível para a festa “rolar”, sem esquecer dos famosos globos e luzes coloridas, piscando em ritmo frenético. Enfim, uma era que ainda tem seu espaço e público fiel, após mais de trinta anos de seu surgimento.

¹Sintetizador - Instrumento eletrônico acionado por teclado, capaz de produzir, através de ondas sonoras, diferentes sons, ruídos e timbres, e de imitar outros instrumentos. Inventado em 1960 pelo russo Leon Theremin, mas o modelo de sintetizadores como conhecemos hoje foi desenvolvido em 1964 por Robert Moog e Herbert Deutsch, chamado Moog.

Referências

Música Disco – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disponívem em Acessado em: 10/04/2009.

Disco – Wikipedia, the free encyclopedia.
Disponível em Acessado Acessado : 10/04/2009.

Nenhum comentário: