segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Choro celebrado em nova data entre os paulistas

Rita de Cássia Grandizoli Rebouças
Pólo de São Carlos

O Choro celebrado em nova data entre os paulistas

O agradável “Choro”, que nacionalmente é celebrado em 23 de abril, tem mais uma data para ser comemorado entre os paulistas: dia 28 de junho é agora o Dia Estadual do Choro. A data, instituída por meio de projeto de Lei por iniciativa do Deputado Paulo Alexandre Barbosa, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 11 de março de 2009, é uma homenagem a um dos maiores expoentes do gênero, o paulistano, filho de portugueses, Aníbal Augusto Sardinha, conhecido como Garoto, que nasceu nesse dia no ano de 1915.

Esse gênero musical, considerado genuinamente brasileiro, encontra suas origens no século XIX, tendo sido reconhecido apenas no início do século XX como tal. Carinhosamente chamado de Chorinho, é música popular instrumental brasileira, executada pelos regionais compostos pelos chorões, nome que se dá aos compositores e instrumentistas. Dentre os principais instrumentos utilizados pelos regionais encontramos o violão de sete cordas, o violão, o bandolim, a flauta, o clarinete, o cavaquinho e o pandeiro.

Como todo gênero, o Choro não tem data de nascimento, mas tem suas primeiras origens por volta de 1808, no Rio de Janeiro, com a chegada da família real portuguesa e sua corte que trouxeram instrumentos como o violão e o bandolim e músicas como a valsa, a quadrilha, a mazurca, o xote e a polca, entre outras; também a partir dos africanos, recebeu influências de ritmos como o batuque e o lundu que, abrasileirados pelos músicos urbanos daqui, foi tomando formas variadas, improvisadas e divertidas. Os primeiros chorões originaram-se da classe média urbana, composta por pequenos comerciantes de origem negra, funcionários públicos e músicos de bandas militares que costumavam tocar de ouvido.

Entre os músicos mais conhecidos estão Garoto, Ernesto Nazareth,Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Joaquim Callado. Este último, flautista e professor do Conservatório Imperial, é considerado um dos criadores do choro. Callado possuía um grupo que se reunia para tocar por prazer, improvisando e modulando com virtuosismo. Uma composição sua em parceria com Catulo da Paixão Cearense intitulada “Flor Amorosa” é considerada a primeira do gênero.

Considerado um gênero popular, o Choro também despertou interesse e valorização por compositores da música clássica; Heitor Villa Lobos, na década de 20, incorporou à sua obra erudita a composição de 14 choros, demonstrando seu grande valor e riqueza musical.

Desde o reconhecimento como gênero no começo do século XX e, até hoje, o Choro marcou e continua marcando forte presença nas criações de muitos compositores e instrumentistas de peso da música popular brasileira, como gênero musical de grande aceitação e prestígio por parte dos brasileiros.

Referências

Dicionário de Música Zahar. Zahar Editores S.A., 1985
Disponível em:<http://clubedochorodesantos.blogspot.com/2009/03/partir-deste-ano-o-dia-28-de-junho.html>
Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Choro>

Nenhum comentário: