quarta-feira, 15 de abril de 2009

Symphonic Metal

Patrícia Kfouri Grosso 333476
Polo de São Carlos
Educação Musical

O Symphonic Metal é uma vertente do Heavy Metal que possui o mesmo peso das guitarras e pedal duplo, porém usa muito de elementos da música erudita como orquestras, vocais líricos e sintetizadores ou teclados que simulam orquestras ou instrumentos eruditos; A maioria das músicas de Symphonic Metal também usa de histórias épicas e do folclore europeu em suas letras e melodias.

Tal vertente teve sua origem nas bandas Therion e Rhapsody, no início da década de 90, que usavam muito de tenores, sopranos, instrumentos medievais e eruditos em suas músicas; Até 1996, o estilo ainda era desconhecido ou abominado por outros estilos de rock e apreciadores de outros estilos musicais; Os fãs do puro rock pesado achavam a música afeminada e os fãs de outros estilos achavam a música barulhenta.

Em 1996 surge a banda Nightwish, que teve grande destaque com a soprano dramático Tarja Turunen[1]; A banda teve enorme aceitação graças ao som pesado que agradava os amantes do rock, a beleza e carisma da vocalista que agradava homens e mulheres e a sua enorme técnica vocal; Após 1996 há uma explosão no estilo e surgem nomes como After Forever, Épica, Within of Temptations, Theatre of Tragedy, Apocalyptica[2] e assim por diante.

Os conservatórios da Europa tiveram uma explosão de alunos que aprendiam musica clássica com intuito de terem bandas de Symphonic Metal. Segundo entrevistas[3], alguns alunos se destacavam muito dentre as grandes instituições de ensino européias.

Atualmente há uma maior aceitação do estilo, por parte dos críticos, uma vez que a música é bastante elaborada e junta elementos arquitetônicos musicais adquiridos da música erudita com a energia dos instrumentos eletrônicos atuais; Uma partitura completa de Symphonic Metal praticamente se iguala a uma partitura de música erudita, quanto à dificuldade de execução e os instrumentos.

Grande parte dos ouvintes de música clássica gosta do Symphonic Metal e vice e versa, e também há semelhanças entre os ouvintes, segundo estudos feitos pela BBC Brasil[4].
Pode-se dizer que o Symphonic Metal é a música medieval, barroca, clássica, romântico ou erudito, em geral atual e não mais apenas sons mal elaborados ou “bate estaca” tocados ou “gritados”.

Com o surgimento do Nightwish e a ascensão do Symphonic Metal, também surgiu uma nova maneira de se vestir, que mescla o estilo heavy metal com a roupa social.

Para maior entendimento sobre o gênero musical, acesse os vídeos

Tarja Turunen: http://www.youtube.com/watch?v=QsyH0wG1yiU
http://www.youtube.com/watch?v=HN3tiHWWlk4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=M7F-YYSoiK4
http://www.youtube.com/watch?v=7zCdcvrgkQw

Nightwish:
http://www.youtube.com/watch?v=i5SUSmedMm8
http://www.youtube.com/watch?v=cEwq3CL8aIA
http://www.youtube.com/watch?v=-toTqU2f3dM
http://www.youtube.com/watch?v=SO4LyKd-Hws

Apocalyptica:
http://www.youtube.com/watch?v=OGnAzkh9kn0
http://www.youtube.com/watch?v=xqUXDdJ3C-c&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=zf2aIVKp1OY&feature=related

Rhapsody:
http://www.youtube.com/watch?v=YEMeBTmiX4g
http://www.youtube.com/watch?v=Z93SdirnzTw&feature=related

Epica:
http://www.youtube.com/watch?v=qBLlomNmIy4
http://www.youtube.com/watch?v=p3FELocOtu0&feature=related

[1] Atualmente é a ex-vocalista da banda; Na sua carreira ela caminha entre apresentações de Heavy Metal e Recitais de músicas clássicas.
[2] Grupo formado por três cellistas e um baterista, regravaram musicas de Grieg e Metallica.
[3] Os músicos entrevistados por mim foram: Tarja Turunen e Tuomas Holopainen (nightwish), Eicca Toppinen e Max Lilja (apocalyptica), Doro Pesch, Filipa Mota (Hyubris) e Katarina Lilja (Therion).
[4] Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/09/080905_musicapersonalidade
_np.shtml

Nenhum comentário: