segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Música Instrumental Brasileira

Maria Izabel Padovani
Pólo Itapetininga

A Música Brasileira é um caldeirão de ritmos e gêneros. De norte a sul do país vamos encontrar as mais diferentes características culturais.

Desde o começo do séc. XX existem referências sobre o que se intitula hoje Música Instrumental.Diferente do gênero MPB, cuja principal característica é a junção de música e texto, a música instrumental se define como uma música sem texto, o que não quer dizer que a composição dos temas musicais não possam contar com o elemento vocal em sua execução.

Partindo de Pixinguinha e passando por compositores como Baden Powell, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Toninho Horta, para citar apenas alguns ícones, o gênero continua a tradição de excelência da música brasileira.

A música instrumental, teve no jazz americano uma vaporização do gênero pelo mundo. Mas no Brasil, desde sempre, ressoou a cultura nacional e acabou ganhando o rótulo de Musica Instrumental Brasileira, que aqui, vou dar a sigla de MIB.

Dentro do espectro da MIB, vamos encontrar subdivisões de gêneros. Estão aqui representados ritmos como choro, baião, samba, maracatu, chacarera, e muitos outros. Essa riqueza e diversidade, fruto de um Brasil miscegenado e multifacetado, faz da música brasileira uma das mais interessantes representações culturais do mundo moderno.

E para concluir, cito de memória, as palavras do grande escritor nordestino Ariano Suassuna, quando de uma entrevista:
“A cultura brasileira é tão potencializada, que mesmo desemparada pelo estado e muitas vezes sob forte influência colonizadora de outras culturas, sobrevive firme e forte.”

Mas é bom se perguntar o que será do futuro, pois a arte, além de tudo isso, vem também sendo explorada para fins comerciais, e só para isso.

Nenhum comentário: